domingo, 5 de junho de 2011

Artigo de Complemento

E-learning

http://ijklo.org/Volume5/IJELLOv5p091-109Koohang655.pdf



Ficha de Leitura do Artigo


Referência ao Artigo


Interdisciplinary Journal of E-Learning and Learning Objects Volume 5, 2009
Editor: Janice Whatley

E-Learning and Constructivism:
From Theory to Application

Alex Koohang, Liz Riley, and Terry Smith
Macon State College, Macon, Georgia, USA

Alex.Koohang@MaconState.edu; Liz.Riley@MaconState.edu;

Jeanne Schreurs
Hasselt University, Belgium

jeanne.schreurs@uhasselt.be
Abstract

Sinopse:
O referido artigo tem como principal objectivo, estabelecer uma relação entre e-learning, construtivismo, e-learning design, aprendizagem colaborativa e avaliação. Esta relação é no referido artigo conseguida através de estimulação dos alunos, para a sua intervenção na construção de um modelo de e-learning eficaz.

Interpretação
The model is based on constructivism learning theory. The model includes two categories - the learning design elements (comprised of fundamental design elements and collaborative elements) and the learning assessment elements (self-assessment, team assessment, and facilitator’s assessment).” p. 91

O construtivismo é uma teoria da aprendizagem, que centra a sua actuação na construção de conhecimento com base nas experiências anteriores do aluno, sendo desta forma um bom ajusto para o e-learning, na medida em que garante a aprendizagem entre os alunos e mostra-se uma teoria fundamental para a construção do e-learning design.


“Entrenched in learning theories advanced by Dewey (1916), Piaget (1972), Vygotsky (1978) and Bruner (1990), constructivism learning theory is defined as active construction of new knowledge based on a learner’s prior experience”. p.92

A avaliação da teoria construtivista aplicada ao e-learning, é sem dúvida muito importante para averiguar a pertinência ou não da mesma. A avaliação é definida assim neste caso como a definição, selecção, concepção, recolha, análise e uso de informação para aumentar o desenvolvimento e o nível de aprendizagem.

O artigo refere a utilização de três elementos de avaliação da aprendizagem sendo os mesmos:
- A auto-avaliação;
- Equipa de avaliação colaborativa;
- Avaliação do facilitador.

Assim sendo, o aluno é incentivado a reflectir sobre as suas aprendizagens, responsabilizando-se assim pelo seu próprio processo de aprendizagem, justificando sempre as suas respostas e por conseguinte apresentando uma análise crítica do processo.

Esta interacção prática e consequente discussão crítica permite aos alunos falar sobre as dificuldades sentidas, comparando-as aos benefícios e desta forma melhorar e alterar condutas. No fundo trata-se de ajudar os alunos a pensar criticamente e desta forma desfrutarem de experiências diferentes.

No que respeita ao design colaborativo, o mesmo tem como principal objectivo permitir a aquisição de novas experiências com colegas e ao mesmo tempo discutir diferentes pontos de vista com estes. Esta troca é de todo benéfica na medida em que permite uma maior avaliação dos erros e dos pontos fortes, o aluno avalia assim a sua perspectiva e reforça a perspectiva anteriormente construída.

Os elementos do construtivismo estão presentes no feedback dado pelos alunos, este artigo apresenta assim um modelo centrado no aluno para uma concepção eficaz do e-learning. Através da exploração e estimulação os alunos são estimulados a desenvolver as suas próprias metas e objectivos para a resolução dos problemas que vão surgindo, utilizando para tal as experiências anteriormente adquiridas.

O construtivismo encontra assim no e-learning uma forma de se fortalecer como modelo de aprendizagem.





1 comentário:

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