domingo, 5 de junho de 2011

Teorias de aprendizagem

Construtivistas e sócio-construtivistas (Vygotsky e Piaget)


Vygotsky sócio-construtivista enfatiza a interacção social ao longo do desenvolvimento do homem. Este é  herdeiro de toda a evolução filogenética e cultural, mas o seu desenvolvimento dar-se-á em função de características do meio social em que vive. O próprio desenvolvimento da inteligência é produto dessa convivência "na ausência do outro, o homem não se constrói homem".

Aquisição de conhecimentos pela interacção do sujeito com o meio e, portanto, a vivência em sociedade é essencial para a transformação do homem de ser biológico em ser humano. Aprendizagens nas relações com os outros construem os nossos conhecimentos e permitem o nosso desenvolvimento mental.

Existem, pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky:

Desenvolvimento real: determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer por si própria porque já tem um conhecimento consolidado.

Desenvolvimento potencial: manifesta-se quando a criança realiza tarefas mais complexas, orientadas por instruções e com a ajuda de um adulto.

Zona de desenvolvimento proximal

 "Distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes".


Vygotsky e Piaget

Ambos autores fazem parte das correntes interaccionistas e construtivistas.

O termo socioconstrutivismo é usado para fazer distinção entre a corrente teórica de Vygotsky e o construtivismo Jean Piaget. Ambos construtivistas nas suas concepções do desenvolvimento intelectual. Sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio. Para Piaget, as crianças constroem conhecimento através de suas próprias acções. Para Vigotsky o conhecimento é atingido através do contraste social e origem.
Segundo Vygotsky, o meio é sempre revestido de significados culturais. Neste factor cultural é pouco enfatizado por Piaget, é a diferença central entre os dois teóricos construtivistas.

Divergem também na sequência dos processos de APRENDIZAGEM e de DESENVOLVIMENTO MENTAL. Para Vygotsky, é o primeiro que gera o segundo Piaget, ao contrário, defende que é o desenvolvimento progressivo das estruturas intelectuais que nos tornam capazes de aprender.




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