sábado, 4 de junho de 2011

Auto-regulação

Cada vez mais, se pretende não um acréscimo quantitativo de conhecimentos, mas sim, uma procura de significados entre os conhecimentos que já possuímos. Logo é importante definirmos o que queremos aprender, para quê e como vamos efectuar a aprendizagem.

A auto-regulação dos processos de aprendizagem contempla os processos cognitivos, metacognitivos e motivacionais. Desta forma, devemos sempre organizar, tratar e reter a informação, pensar sobre as estratégias a adoptar para regular as diferentes tarefas e ao mesmo tempo, saber estabelecer objectivos realistas/realizáveis para que o nível motivacional se mantenha.


O termo auto-regulação da aprendizagem é conceituada como o processo em que os sujeitos estabelecem metas que interagem com suas expectativas, desenvolvendo estratégias para alcançá-las, criando condições para que a aprendizagem se efective. Para isto, é preciso que a aprendizagem se fundamente na reflexão consciente sobre a compreensão do significado dos problemas que surgem, decidindo as acções numa espécie de diálogo consigo mesmo (VEIGA SIMÃO, 2004a).

 
 
 
 

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